[ editar artigo]

O papel da assessoria de casamento

O papel da assessoria de casamento

Antigamente, os casamentos eram relativamente mais simples. Muitos casamentos eram feitos em casa, existiam poucas opções de fornecedores, e de locais para realizar os eventos. Com o passar dos anos, os casamentos cresceram muito.

Atualmente, os noivos tomam as decisões sobre o casamento, existem inúmeras opções de fornecedores e os valores aumentaram expressivamente. Essa complexidade exige organização, foi assim que papel da assessoria de casamento ganhou muito espaço.

O assessor de casamento é um profissional dedicado a cuidar de todos os detalhes para que o casamento seja exatamente como os noivos sonharam, é um trabalho que requer muita dedicação e responsabilidade.

O papel de um assessor de casamentos inclui a organização de todos os detalhes do casamento. Seja pequeno ou grande, o planejamento de um casamento demanda muita atenção e cuidado. O primeiro passo é construir uma relação de confiança com o casal, para que o assessor possa planejar o casamento de acordo com a visão e perspectiva dos noivos.

Recomendo iniciar a assessoria com uma reunião de alinhamento onde o assessor poderá identificar o que os noivos esperam para o casamento, seus principais requisitos e o orçamento que possuem.

Esse primeiro contato é essencial para que as expectativas sejam alinhadas e para que o assessor comece a criar esse laço de confiança com os noivos e para traçar um norte para a organização do casamento. Conhecer os noivos é fundamental para que o assessor possa indicar os fornecedores que mais se alinham com as expectativas, gostos e orçamento do casal.

Veja neste post, quais são os primeiros passos para a organização de um casamento.

O papel do assessor é multifacetado e, por isso, exige habilidades diversas. Desde criatividade para ajudar na escolha da decoração, até habilidades de gestão e negociação para auxiliar nas negociações com fornecedores. Para ser um profissional bem sucedido, o assessor precisa ser criativo, bom comunicador, gostar de trabalhar com pessoas, ser paciente, diplomático e, principalmente, muito organizado.

Criatividade

Mesmo que o casal tenha ideias e desejos do que desejam para o casamento, o assessor será o catalizador dessas ideias para que possam ser colocadas em prática. Para aqueles casais que ainda não têm ideias sobre como será o casamento, o assessor poderá usar o seu conhecimento, experiência e talento criativo para inspirá-los.

Negociação

Enquanto alguns casais desejam envolver-se em todos os aspectos das finanças, outros desejam apenas definir o orçamento e ter uma pessoa que faça a negociação para eles. Habilidades de gestão e de negociação são essenciais para conduzir negociações com fornecedores, ou auxiliar e os noivos quando eles próprios façam as negociações.

Resolução de problemas e diplomacia

Embora a maioria dos casais sejam pessoas agradáveis, o estresse pré-casamento e os aspectos emocionais do planejamento do casamento podem deixá-los estressados e emotivos. Haverá momentos em que o menor dos problemas pode se tornar muito grande e ser motivo para estresse e nervosismo. O assessor de eventos deve ser capaz de resolver esses problemas da forma mais diplomática possível, principalmente, quando envolver os fornecedores do casamento, o papel diplomático do assessor para resolver problemas é essencial.

Da mesma forma, com que nem sempre nos damos bem com todos os colegas de trabalho, às vezes isso pode acontecer com o casal. Ao longo de sua carreira, você descobrirá que alguns casais são muito mais difíceis de trabalhar do que outros - devido a conflitos de personalidade ou expectativas irreais, por exemplo. A habilidade da diplomacia é necessária aqui também.

A capacidade de resolução de problemas se relaciona também às possibilidades de algo dar errado pouco antes do casamento. Geralmente, os casais contratam um assessor de eventos como uma maneira de amenizar o estresse do planejamento; portanto, qualquer problema precisa ser tratado com suavidade e profissionalismo e, idealmente, antes de os noivos percebam que houve um problema.

Flexibilidade

A maioria dos noivos trabalham e por isso, muitas vezes, têm disponibilidade para planejar o casamento a noite ou nos finais de semana. A função exige contato e disponibilidade significativos fora do expediente normal! Além disso, a maior dos casamentos ocorre nos finais de semana, então, prepare-se para abdicar de vários compromissos com amigos e familiares, principalmente nas sextas-feiras e sábados, isso é algo que deve ser considerado.

Energia

Planejar um casamento é demorado e cansativo, essa é uma das razões pelas quais muitos casais contratam o serviço de assessoria de casamento! Muitas vezes, e esperamos que essa seja a sua realidade :), o assessor trabalha com mais de um casal ao mesmo tempo, portanto, a organização e a energia para levar vários projetos ao mesmo tempo, são essenciais. Além disso, é preciso reservar energia extra para o dia do casamento!

Habilidade de escutar

No planejamento do casamento, a habilidade de escutar é muito importante. No planejamento de eventos em geral, os clientes geralmente não têm ideia do tipo de evento que desejam e ficam felizes quando a assessoria decide por eles. Esse é um forte contraste com o planejamento do casamento, onde, na maioria dos casos, a noiva passou anos alimentando ideias muito claras sobre o tipo de casamento que deseja.

Ser capaz de ouvir os desejos dos noivos e trazê-los o mais próximo possível à realidade do faz parte do trabalho, mesmo que isso signifique organizar um casamento que realmente não seja do seu gosto.

Paciência

Desde a escolha da data até a escolha da decoração, os casamentos envolvem um número incontável de decisões - algumas das quais exigem tempo para que os noivos decidam, e que, muitas vezes, são alteradas durante o planejamento. Assim, é preciso ter paciência e saber quando e como cobrar respostas dos noivos para que o planejamento e a organização possam fluir da melhor forma possível.

Facilidade de comunicação

A organização de um casamento envolve o relacionamento com diversas pessoas,  o casal e sua a família, bem como todos os fornecedores. Muitas vezes, a família se envolve em vários momentos da organização, desde a lista de convidados, até a música da cerimônia. Além disso, dependendo do tamanho do casamento, um assessor poderá trabalhar com muitos fornecedores ao mesmo tempo.  

Construir um bom relacionamento com todos envolvidos só poderá ser alcançado através de excelentes habilidades de comunicação e habilidade de lidar bem com pessoas. 

Claro que nem todos os assessores possuem todas essas habilidades desde o início das suas carreiras, isso é algo que é construído com o tempo, porém, é importante saber quais são as principais habilidades para que você possa aperfeiçoar aquelas que possui e aprender as que ainda desconhece.

Deixe aqui o seu comentário. Qual dessas habilidades você acha que é a mais essencial para um assessor de casamento?

Casamentos Perfeitos
Sandra Colin
Sandra Colin Seguir

Atuo nas áreas de produção e cerimonial de eventos personalizados há 20 anos. Meu trabalho vai desde a idealização, suporte e assessoria personalizada para tornar cada casamento perfeito e único.

Ler conteúdo completo
Indicados para você