[ editar artigo]

Como escolher o local perfeito para o casamento

Como escolher o local perfeito para o casamento

A escolha do local do casamento é um dos primeiros passos no processo de organização (veja aqui os primeiros passos na organização de um casamento). Essa escolha terá impacto sobre quase todo o resto da organização do casamento, pois decidir onde realizar o casamento causará um efeito cascata em em vários outros detalhes.

A lista de convidados

O local que você escolher para fazer o casamento determinará o tamanho da sua lista de convidados, ou a sua lista de convidados determinará o local a ser escolhido. Afinal, não pode ser um espaço grande para um casamento com poucos convidados, assim como não pode ser um lugar pequeno para um casamento com muitas pessoas.

Ainda sobre a lista, é preciso ter bastante certeza se ela será estática ou mutável, ou seja, se existe a possibilidade de alteração para mais ou menos no decorrer da organização do casamento. Caso seja uma lista que possa ser expandida com o tempo, é importante que o local escolhido permita alterações, ou seja, que tenha flexibilidade para mudança no número de convidados (5 dicas para montar a lista de convidados).

Se o importante é ter um casamento grande com a participação de muitos convidados, então, minha dica é escolher um local mais próximo e conveniente.

Se a localização é mais importante, tenha em mente que algumas pessoas não comparecerão. Casamentos em locais mais remotos têm suas listas cortadas naturalmente.

Dica: se o casamento for longe, dependendo da distância, é interessante oferecer o transporte (translado) para os convidados, esse cuidado faz muita diferença para que os convidados se sintam mais seguros e aproveitem mais o casamento com os noivos.

O horário

O local do casamento poderá influenciar no horário e vice e versa. Dica: Se o casamento for de dia e ao ar livre, os noivos devem estar totalmente preparados para quaisquer tipos de mudanças climáticas, ou seja, é bem importante ter uma estrutura preparada: gerador, tenda e tablado, por exemplo. Ou mesmo ter um plano B, um local com possibilidade de fazer a festa ao ar livre ou dentro de um salão. 

A decoração

O espaço também é importante para a escolha da decoração, locais mais escuros pedem uma decoração mais clara, em casamentos ao ar livre e de dia aposte em uma decoração mais romântica (veja neste post, da arquiteta Paola Ferrari, como o local do evento influencia na paleta de cores).

O vestido

Salvo se você tem um vestido dos sonhos, não é recomendado comprar o vestido de noiva antes de escolher um local! Embora a noiva deva usar o vestido com que se sinta melhor, alguns estilos e tecidos são mais adequados para determinados locais do que outros.

Por fim, alguns pontos que devem ser levados em consideração. Por exemplo, com relação à estrutura, o espaço possui estacionamento ou serviço de valet? O espaço oferece o buffet? Caso não, quais são condições da cozinha?

Dica: Os noivos devem ter especial cuidado com o conforto dos seus convidados, evitar imprevistos para que todos possam aproveitar ao máximo este dia único!

Casamentos Perfeitos
Sandra Colin
Sandra Colin Seguir

Atuo nas áreas de produção e cerimonial de eventos personalizados há 20 anos. Meu trabalho vai desde a idealização, suporte e assessoria personalizada para tornar cada casamento perfeito e único.

Ler matéria completa
Indicados para você