[ editar artigo]

Mesa posta: como posicionar os guardanapos

Mesa posta: como posicionar os guardanapos

O guardanapo é um detalhe importantíssimo, além de ser funcional é um item necessário para compor a decoração de um jantar e até mesmo de um evento maior como um casamento. Os guardanapos devem seguir a identidade visual definida para a decoração, desde a sua cor, outros detalhes trazendo sofisticação à composição da mesa.

Guardanapo de tecido 

Escolher entre guardanapo de papel ou tecido é uma dúvida que pode surgir quando as noivas pensam nesse detalhe, que é muito importante para a composição da decoração, uma vez que estará presente em todas as mesas da festa! 

Guardanapos de tecido são itens importantíssimos para recepções mais elegantes e sofisticadas, ajudam a evitar que os convidados manchem seus trajes e colaboram com a criação da decoração.  Tanto o seu posicionamento na mesa, quanto os outros elementos que os acompanham, como anéis, fitas ou pedrarias, ajudam a decorar o espaço.  

Os guardanapos de papel podem ser utilizados, porém em conjunto com os guardanapos de tecido colocados a mesa, ou quando forem oferecidos finger foods na recepção. 

Tipos de tecido 

Linho: um tecido leve e delicado, ideal para casamentos elegantes e sofisticados, pois é considerado um tecido nobre. Os guardanapos em linho podem, ainda, receber acabamentos com renda e outros tipos de bordado. 

Tricoline: um tecido suve a base de algodão que é muito utilizado em casamentos. Ele pode ser utilizado com estampas, cores e detalhes diferentes que ajudam a compor a mesa e a decoração do casamento. 

Rami: esse tipo de tecido é considerado um produto substituto, muito próximo do linho, porém, com um custo relativamente mais baixo do que o linho. É conhecido por ser um tecido leve e fresco. 

Como posicionar os guardanapos

Se houver espaço suficiente na mesa, o guardanapo deve ficar à esquerda do(s) garfo(s). Caso não haja espaço, o guardanapo deve ser colocado no prato ou sobre o sousplat.

Você pode optar por colocar o guardanapo no centro do prato de salada, embaixo do prato, ou à esquerda do prato ou ao lado dos garfos, mas ele nunca deve entrar no copo d'água ou na xícara de chá.

Por que o guardanapo não fica abaixo do garfo?

A refeição começa colocando o guardanapo no colo, até mesmo guardanapos de papel devem ficar no colo. Isso é feito quando ao se sentar à mesa ou quando o(a) anfitrião(ã) coloca o guardanapo no colo. É muito mais fácil fazer isso se não houver nada em cima do guardanapo.

Imagina estar em um jantar formal, com vários talheres, e você precisar tirar todos os garfos para poder usar o guardanapo e depois recolocá-los na ordem certa?

Se forem utilizados cartões de lugar reservado, eles devem ficar no centro do prato de salada ou diretamente acima do garfo e colher de sobremesa. Os menus impressos podem ir ao centro do prato.

Em eventos mais formais, é comum que o guardanapo seja colocado no centro do prato ou sousplat, à frente dos convidados. Afinal, nessas ocasiões, são servidos diferentes tipos de pratos e bebidas, o que demanda o uso de diversos talheres e taças. Quando posicionamos o guardanapo no centro do prato, ganhamos espaço para que os convidados admirem o arranjo sobre a mesa. Porém, caso seus convidados sejam recebidos na mesa com a entrada já servida, o guardanapo deve ser posicionado ao lado esquerdo dos garfos.

Finalização

A finalização deve ser feita utilizando anéis em diversos materiais, como madeira, pedrarias, fitas de cetim, flores, pequenos ramos. Outra opção é colocar o menu do casamento junto ao guardanapo.  

O ideal é que o guardanapo siga o estilo proposto para o casamento, harmonizando com a decoração da recepção!

 

Casamentos Perfeitos
Ler matéria completa
Indicados para você