[ editar artigo]

Mesa posta: como posicionar os copos e taças

Mesa posta: como posicionar os copos e taças

Independente se for um jantar casual, mais intimista, ou uma festa de casamento, é sempre elegante arrumar uma bonita mesa para os convidados.

Arrumar a mesa para receber os convidados, é mais do que saber exatamente onde cada talher ou prato deve ser posicionado, mas sim saber como melhor receber os convidados em uma atmosfera agradável e aconchegante para que se sintam à vontade. É muito mais sobre o esforço que o anfitrião faz para receber bem seus convidados, sobre a consideração com eles, do que se está com todas as louças posicionadas no local correto.

Se você deseja organizar um jantar formal, saber como organizar as mesas em um casamento, ou deseja apenas se sentir mais confiante e se preparar para montar mesas lindas, então, confira nossas postagens. Nos nossos últimos posts, abordamos como posicionar os pratos, talheres e guardanapos na mesa. Hoje, falaremos sobre os copos e taças.

Organizar a mesa quando apenas uma bebida será servida, pode parecer simples. Com duas bebidas, como café e água, pode ser um pouco confuso, pois são necessários um copo e uma xícara. A xícara e o pires ficam acima da faca e da colher no lado direito do prato, enquanto o copo d'água fica à esquerda do pires.

Ao arrumar uma mesa, é importante evitar exagerar. Como você pode ser neste vídeo da Elaine Lemes, onde ela explica como montar uma mesa romântica para um jantar em família.

A dica aqui é: apenas arrume a mesa com as peças que seus convidados precisarão para desfrutar da refeição.

Antes da refeição

As únicas peças que devem fazer parte de uma mesa antes do início da refeição são o prato de pão e o prato principal, se desejado. Um sousplat, que deve ser usado abaixo do prato, é um item importante, principalmente para eventos formais, como casamentos. Eles podem ser feitos de praticamente qualquer coisa - porcelana, estanho, entre outros materiais que combinem com a decoração utilizada na festa ou peças utilizadas na mesa.

Os copos e taças que serão utilizados durante o jantar devem estar postos (exceto copos de vinho de sobremesa, que podem ser trazidos quando a sobremesa é servida). O copo d'água fica à direita do prato, logo acima da faca principal de jantar. Os copos de vinho devem ser colocados à direita dos copos de água na ordem em que serão usados.

Configuração padrão

Uma configuração de mesa completa para uma refeição básica, sem extravagâncias, começa com os pratos espaçados, para que haja espaço suficiente para os convidados não baterem os cotovelos. Os talheres ficam em ordem de uso de fora para dentro. Os garfos vão à esquerda, a faca e a colher à direita, com a lâmina voltada para o prato. Se você estiver usando apenas um copo de água, ele ficará acima da faca e da colher.

Os copos estão posicionados levemente à direita do prato, aproximadamente na mesma altura da faca. Deve haver pelo menos dois copos - um maior para a água e, à direita, um menor para o vinho.

Se mais de um vinho for servido durante a refeição, o número de copos aumentará, sempre sendo posicionado à direita do copo d'água.

Para complementar o arranjo, os marcadores de lugar podem ser adicionados na frente de cada prato.

Tamanho da mesa

O tamanho da mesa é muito importante para o conforto dos convidados e para ter uma atmosfera aconchegante durante a refeição. A mesa precisa ser espaçosa o suficiente para deixar os convidados à vontade. Cuidado, no entanto, porque muito espaço pode atrapalhar a conversa durante a refeição

Toalha de mesa

Uma de nossas primeiras decisões ao montar uma mesa envolve a seleção da toalha de mesa. Existem diferentes tipos de toalhas de mesa - linho ou algodão, monocromático ou decorado, cores mais suaves ou cores que contrastam. O mais importante é descobrir a toalha de mesa que melhor combina com o tipo de evento e com o restante da decoração.

Decoração da mesa

Depois que a mesa estiver ajustada corretamente com os talheres, pratos e copos, você poderá adicionar um toque extra à decoração da mesa. Pode ser usada um arranjo de flores ou à base de frutas; velas podem ser adicionadas à atmosfera para criar composições artísticas originais. Nosso conselho, no entanto, é limitar o tamanho das peças para não interromper o fluxo das conversas e a visão entre os convidados.

 

Casamentos Perfeitos
Ler matéria completa
Indicados para você