Começamos com os vinhos espumantes, eles são coringas na harmonização. São flexíveis podem ser servidos para brindar, para servir o aperitivo ou mesmo durante a refeição, como no caso dos espumantes mais secos.
No Brasil, temos opções de espumantes de altíssima qualidade. Você pode escolher o espumante de acordo com a graduação de açúcar.
Os espumantes Brut são mais secos e podem acompanhar a refeição toda. Os espumantes Moscatel são mais doces, enquanto que os Demi-Sec são, como o nome diz, são um meio termo entre os espumantes Brut e Moscatel.
Veja o vídeo completo de como harmonizar o espumante
A continuação do jantar pede por um vinho seco. A temperatura ideal para servir o vinho é de 18 graus.
O decanter é essencial para que o vinho possa respirar. O ideal é abrir o vinho e deixar no decanter por 20 minutos, esse tempo é o suficiente para que o venho respire e para que os aromas se tornem mais amplos.
Veja neste vídeo como utilizar o decanter e armonizar o vinho durante a refeição.
Os vinhos podem acompanhar as sobremesas também. O Vinho do Porto, assim como os Espumantes são ótimas pedidas a depender da sobremesa servida.
Veja neste vídeo como harmonizar o vinho com a sobremesa.
Confira nesse post da assessora e produtora de eventos, Sandra Colin, as dicas da Elaine Lemes para a composição da mesa para o dia dos namorados.