[ editar artigo]

Dicas para montar a lista de presentes de casamento

Dicas para montar a lista de presentes de casamento

A lista de presentes é uma parte importante do planejamento, mas que loja escolher? Como montar essa lista? Quais produtos têm a cara dos noivos? Qual é o estilo que mais combina com o casal? São várias dúvidas, por isso decidimos fazer esse post com algumas dicas para os casais que estão planejando o seu casamento e precisam pensar na lista de presentes.

O ideal é montar a lista de presentes com antecedência, assim, os convidados têm tempo suficiente para escolher os presentes e o casal pode fazer as trocas necessárias para montar a casa do jeito que sempre sonhou.

É importante ter calma nesse momento, analisar com carinho os detalhes que são importantes para o casal, além de escolher presentes que os convidados possam comprar.

Os convidados ficam felizes em poder presentear os noivos, mas muitas vezes eles precisam de ajuda. Por mais que sejam convidados que conheçam os noivos, nem sempre eles sabem o que exatamente o casal deseja ou precisa.

Os presentes podem ajudar o casal a montar a sua casa juntos e algumas dicas podem auxiliá-los para que tenham um balanceamento dos itens, garantindo que ganharão os principais itens para começar a vida a dois.

A lista

Ao mesmo tempo que a lista ajuda os noivos a montar a sua casa, ela é essencial para os convidados, pois facilita a escolha de quem deseja presentear o casal.

A lista ajuda com que os convidados comprem os itens que o casal de fato deseja, que combine com os gostos dos noivos.

É importante montar a lista de presentes mesmo antes de começar a fazer os convites. O ideal, é montar a lista com 3 a 6 meses de antecedência ao casamento, para não correr o risco de haver uma troca de coleção, por exemplo.

Os casais costumam ir às lojas físicas para montar a sua lista, isso é bem comum e é uma boa maneira de os noivos verem as peças, os produtos, antes de montarem a lista. A dinâmica é, o casal escolhe os itens e a loja os adiciona a lista.

Esse é um momento de interação entre o casal, ao fazerem isso juntos, os noivos  escolhem produtos que ambos gostam para montar uma casa que tenha a cara dos dois.

Esse processo pode ser feito online, agora, mais do que nunca, estamos usando as ferramentas online ao nosso favor. Essa modalidade auxilia os noivos que têm um dia-a-dia mais corrido e não podem ir às lojas presencialmente, assim como auxilia os convidados que queiram comprar os produtos online. O ponto negativo dessa modalidade é não poder ver o produto antes.

Nossa dica é sempre que possível escolher os produtos presencialmente para ter certeza do que está sendo escolhido.

Outro ponto, é que nem sempre todos os convidados estão familiarizados com a tecnologia, assim, mesmo com a facilidade on-line, é uma boa ideia deixar uma lista em pelo menos uma loja presencial para os convidados mais tradicionais.

Escolha da loja

A escolha da loja é essencial. Além de conhecer os produtos que a loja oferece e os preços, é importante que o casal entenda os prazos de entrega dos produtos, outras questões administrativas, como a política de trocas e os benefícios que a loja possui. É possível optar por mais de uma loja, com ainda mais opções para seus convidados.

Os casais que estão começando a montar a casa precisam entender os itens essenciais para a sua lista.

É possível fazer diferentes listas em lojas de segmentos distintos, para abranger a maior parte dos itens que o casal precisa, desde louças e utensílios, a eletrodomésticos.

O ideal é não ultrapassar três lojas, pois quanto mais opções, os convidados podem se confundir e acabar atrapalhando o processo de decisão.

Nossa dica é manter o bom-senso é importante, é preciso pensar em diversas opções de presentes, para todos os bolsos.

Para os noivos que ainda têm muitas dúvidas sobre a lista, é possível e sempre uma boa ideia pedir ajuda nas próprias lojas.

As lojas que trabalham com listas de casamentos, como a Amare Presentes, estão muito acostumadas a ajudar os noivos a fazerem as listas de presentes. Além das próprias lojas, os assessores de casamento e outros casais podem ajudar nesse processo.  

Além disso, caso o casal faça um chá de panela ou bar, então presentes menores podem ser deixados para essas ocasiões, caso contrário, poderão ser adicionados à lista.

Fácil e rápido

É possível utilizar listas prontas, com os itens mais importantes. Essa pode ser uma saída para aqueles casais que não tem tempo e é uma forma de não esquecer de itens importantes.

Existem diversos sites onde os noivos podem criar a lista de presentes. Normalmente, nesses sites, é possível escolher receber os produtos escolhidos pelos convidados ou o valor para gastar como preferir.

A lista pronta pode ser interessante para os casais que querem somar o valor dos presentes e trocar por outros itens. O problema é se um convidado comprar um presente e for até a casa dos noivos, mas não ver o item que escolheu. Essa situação pode ser bem desagradável. 

Lista de padrinhos

Para os padrinhos, a forma mais elegante é deixar em aberto. Ou seja, não sugerir itens ou valores, salvo se os padrinhos perguntarem. Além disso, alguns padrinhos podem preferem presentear os noivos com itens especiais, por exemplo, itens da própria festa de casamento.

Como entregar a lista

A lista de presentes de casamento deve ser feita com antecedência, alguns meses antes do casamento. Ela precisa estar pronta para ser enviada junto com os convites.

Com tudo pronto, entregar a lista para os convidados é simples. O casal pode colocar o link com as listas no site do casamento, que será indicado no convite, ou para aqueles casais mais tradicionais, também é possível anexar mini cartões no próprio convite.  

A nossa dica para os noivos é que sigam o seu estilo e bom senso. Por isso a importância de planejar com antecedência, não importa que os noivos tenham que reformular a lista várias vezes, é melhor pensar em todos os detalhes para não fazer escolhas erradas.

 

 

 

Casamentos Perfeitos
Ler matéria completa
Indicados para você