[ editar artigo]

Confirmação de presença, RSVP para o casamento

Confirmação de presença, RSVP para o casamento

Neste post, abordarei a questão da confirmação de presença, RSVP para o casamento.

Com quanto tempo de antecedência os convidados devem confirmar a presença no casamento? O convite deve ser enviado de seis a oito semanas antes e, idealmente, a data de confirmação de presença ocorre com duas semanas de antecedência.

Mesmo com prazo razoável para confirmarem sua presença, é bem grande o número de convidados que não o fazem. Então, para ajudá-los a responderem, seguem algumas dicas:

Ofereça opções.

As melhores opções para a confirmação de presença são o site de casamento ou e-mail. 

Escolha bem o texto.

Às vezes, os convidados não sabem realmente o que significa RSVP, nem sabem que precisam responder. Escrever simplesmente RSVP pode não ser muito eficaz, então, o texto pode ser: Por favor, confirmar presença até [inserir data]' ao invés de somente RSVP.  

Peça alguns “detalhes”.

Pedir a confirmação de presença do convidado e sua participação no casamento, por exemplo, confirme sua presença com uma música que tocaremos na pista durante a festa, ou confirme com sua memória favorita dos noivos. Isso pode ajudar a engajar os convidados mesmo antes da festa.

Mantenha contato.

Manter contatos periódicos com os convidados pode ser uma maneira de aumentar a taxa de resposta, além de servir como um lembrete amigável para os convidados de que o casamento está se aproximando.

Não é necessário um longo período de confirmação para casamentos locais, mas para “destination weddings” é preciso um tempo extra, pois eles exigem a organização de voos, acomodações etc. O pedido de confirmação de presença deve ocorrer em média dois meses antes do casamento e os convites devem ser enviados aproximadamente seis meses (ou até mais) antes do casamento. Isso dará aos convidados tempo suficiente para fazer planos de viagem.

Escolha alguém neutro. 

Importantíssimo. A confirmação nunca deve ser feita por alguém da família, muito menos pelos noivos. É preciso ser alguém neutro, pois se for alguém da família, os convidados sentem-se constrangidos a confirmar a presença, mesmo sabendo que não poderão participar.  

Contrate um serviço de confirmação.

O serviço de confirmação de presença pode ser muito útil, e ajudar a ter mais certeza do número de convidados que realmente irão ao casamento. Esse número é muito relevante, principalmente, para confirmar o número de convidados para o buffet. É importante ficar atento para o dia que o buffet solicita a confirmação do número de convidados, e considerar 5 dias uteis para uma empresa fazer a confirmação.

A confirmação de presença é importante para adequar todos os serviços que serão necessários no evento e acomodar os convidados no casamento (veja neste post 4 formas de organizar os convidados no casamento).

Casamentos Perfeitos
Sandra Colin
Sandra Colin Seguir

Atuo nas áreas de produção e cerimonial de eventos personalizados há 20 anos. Meu trabalho vai desde a idealização, suporte e assessoria personalizada para tornar cada casamento perfeito e único.

Ler conteúdo completo
Indicados para você