[ editar artigo]

Como escolher o celebrante de casamento?

Como escolher o celebrante de casamento?

Seja o casamento na praia, no campo ou na igreja, em uma cerimônia de casamento não há experiência mais incrível do que sentir o coração acelerado, as mãos suando frio, aquela sensação de borboletas na barriga e por fim uma delicada lágrima escorrendo no canto de olho ou até mesmo uma gostosa gargalhada de espontânea de felicidade.

Mas para essa cerimônia se tornar ainda mais especial, a escolha do celebrante é importantíssima! Se antes o padre era a figura incontestável de celebrante de casamento, hoje esse posto tem sido inovado.

É cada vez maior a procura por celebrantes que buscam trazer para a cerimônia de casamento a história e personalidades de cada casal. E quando a cerimônia reflete de fato a verdade que aquele casal carrega consigo, é notável o clima de felicidade e emoção entre os convidados.

A recepção e a festa se iniciam com uma sintonia muito maior entre convidados e noivos. Esse é um dilema que quem se casa, não tem como não passar por isso. Então afinal, como escolher o celebrante perfeito para o casamento?

Para escolher o celebrante que irá conduzir a cerimônia do casamento, é necessário que os noivos busquem primeiramente conhecer o trabalho do profissional, seja por meio de vídeos ou textos publicados em seus sites e mídias sociais, indicações. O mais importante é, que os noivos conheçam a pessoa que irá celebrar o casamento.

A festa de casamento é maravilhosa, mas a cerimônia de casamento em si, é muitíssimo importante, afinal, ela é o casamento em si. Por isso o celebrante de casamento deve ser um com quem o casal se identifique.

Qual o papel do celebrante?

Ele tem o papel de guiar esse momento tão importante e torna-lo ainda mais significativo e poderoso. É exatamente essa a importância de um celebrante em um casamento, pois ele é o maestro que orquestra a cerimônia, e tem o poder de aflorar todos os sentidos e de despertar esses lindos sentimentos, não só nos noivos, mas também em todos os amigos e familiares do casal, sempre de uma maneira inspiradora, leve e autêntica.

Quais são as opções?

Padres

Os padres estão entre os celebrantes de mais disputados o que é muito natural, já que o Brasil é um país predominantemente católico, ao escolhê-los o casamento deve ser feito dentro de uma igreja ou capela.

Pastores

Os casamentos com pastores contam com a facilidade de serem realizados em qualquer lugar. É característica deles conversar um pouco com o casal e fazer uma cerimônia mais específica. Os noivos geralmente conversam com ele e orientam sobre o que quer que ele fale.

Celebrantes

Existe também a possibilidade de optar pelos tradicionais celebrantes de casamento. Eles também fazem a cerimônia em qualquer lugar escolhido pelos noivos, mas nesse caso não tem nenhuma conotação religiosa. Essa pode ser uma boa solução para casais que tenham religiões diferentes ou até mesmo para os que não sejam praticantes de nenhuma.

Nesse momento eles falam de amor, respeito, a beleza de uma vida a dois e o compromisso que estão assumindo ali. Vale lembrar que esses celebrantes costumam ser teólogos e normalmente têm ótima habilidade para falar em público.

Juiz de paz

Essa é outra possibilidade que vem se tornando cada vez mais frequente. Nesse caso, a cerimônia é feita por homens e mulheres competentes e que tem o resguardo da lei para celebrarem casamentos e a cerimônia é guiada por eles de forma completa e não pode contar com as “participações especiais”. Elas costumam ser mais rápidas e objetivas.

Amigos ou Familiares

Cada vez mais, tem acontecido dos noivos, por uma questão de particularidade e intimidade, escolherem pessoas próximas a eles, para realizar a cerimônia do casamento. De fato é algo belíssimo, cativante e intimista, porém é importante tomar alguns cuidados, para que tudo possa fluir naturalmente e da melhor maneira possível.

Minha dica é: Os noivos precisam ter em mente que não é qualquer pessoa que lida bem com a questão de falar em público e lidar com as emoções, podendo até correr o risco de travar na hora e não conseguir dar continuidade na celebração. Por isso, é importante escolherem alguém que seja seja divertido e comunicativo.

Alguns pontos importantes para se ter em mente 

  • Considerar o contexto religioso, ou seja, é preciso pensar se os noivos querem uma celebração voltada para uma religião ou neutra.
  • Planejar um Roteiro em conjunto com a pessoa que foi escolhida para fazer a celebração, com começo, meio e fim.
  • Lembrar das partes importantes da cerimônia, a história de como se conheceram, momento dos votos, troca das aliança...É sempre bom ter tudo impresso, mesmo que a pessoa não pretenda ficar lendo, pois se por acaso a emoção bater, ela possa ter um norte de onde recomeçar e prosseguir.
  • Analise a empatia O casal deve se sentir à vontade com o celebrante de casamento, então é importante que conversem com a pessoa escolhida antes de decidir.

  • Desenvoltura e bom senso. Esse é um ponto muito importante, ou seja, a pessoa deve ter habilidades de comunicação em público.

Cuidado com o Tempo Excessivo

É extremamente importante que a cerimônia não seja muito longa. Para evitar que os convidados percam o interesse e parem de participar da cerimônia, o tempo ideal para a celebração é em média de 30 a 35 min.

E quando o casamento é na praia ou no campo, esse é um item muito importante a se pautar com quem irá celebrar, pois uma cerimônia muito extensa pode comprometer o momento do pôr-do-sol para o casal, impossibilitando que aproveitem a melhor luz para fazer suas fotos.

Desejamos que essas dicas de celebrantes de casamento possam ter ajudado. Afinal, todo casamento merece uma cerimônia leve emocionante e descontraída! É importante que os noivos façam a escolha com calma e cuidados para garantir  que decidam pela pessoa certa que irá conduzir a celebração do casamento. 

Casamentos Perfeitos
Sandra Colin
Sandra Colin Seguir

Atuo nas áreas de produção e cerimonial de eventos personalizados há 20 anos. Meu trabalho vai desde a idealização, suporte e assessoria personalizada para tornar cada casamento perfeito e único.

Ler matéria completa
Indicados para você