[ editar artigo]

5 dicas para montar a lista de convidados

5 dicas para montar a lista de convidados

A lista de convidados é um dos passos mais importantes para a organização de um casamento (veja neste post, os primeiros passos na organização de um casamento) a partir dela, várias outras decisões serão tomadas. Veja neste post, 5 dicas para montar a lista de convidados. 

Pela minha experiência, esse é um assunto delicado, pois a grande maioria dos noivos gostaria de convidar vários amigos, colegas e familiares para o casamento, porém nem sempre isso é possível. Para ajudar nesse processo, listei aqui algumas dicas que podem ser úteis nesta fase. 

1. Defina o tamanho do casamento.

A primeira pergunta que os noivos devem fazer é: o casamento será mais restrito e íntimo, ou será uma festa grande? A partir dessa decisão, outras começam a surgir.

2. Crie a lista perfeita.

Inclua todas as pessoas que gostaria de convidar na lista, amigos e familiares mais distantes, colegas de trabalho etc. Sem pensar muito no orçamento, nesse momento, apenas para ter uma visão geral de uma lista dos sonhos. Isso vai ser muito útil mais à frente. Sempre que quiser adicionar algum convidado, volte à lista dos sonhos e veja se esta pessoa está lá, caso não, será que deve mesmo ser incluída?

3. Divida a lista.

Criar uma lista pode ser muito difícil, especialmente quando ambos os pais estão envolvidos no planejamento. Para que não haja surpresas, é importante reunir os todos que estão envolvidos para falar sobre a lista e não ter surpresas pelo caminho. Além disso, os noivos podem dividir a lista de convidados com os seus pais “liberando” convidados igualmente entre eles.

4. Seja realista.

Neste momento, é preciso ser realista e esquecer a lista dos sonhos. Você precisará voltar a primeira pergunta: qual será o tamanho do casamento? O tamanho do evento, o local escolhido e o budget disponível influenciarão essa decisão. Se forem convidadas mais pessoas do que a capacidade do local, será um grande problema.

Minha dica é: Mantenha um número menor da lista e se houver espaço no orçamento, ou se perceber que o espaço suporta mais pessoas, adicione mais tarde.

5. Selecione regras de corte.

A maneira mais fácil de cortar a lista é criar regras e cumpri-las. Listei algumas perguntas que podem ajudar:

  • Defina a extensão de convites para familiares. Somente familiares mais diretos, com maior convivência, serão convidados?

  • Defina a extensão de convites para o trabalho. Serão convidadas pessoas do trabalho? Caso sim, toda a equipe ou somente os colegas mais próximos?

  • Serão convidadas crianças? 

  • Por fim, está na lista dos sonhos? Caso não, pense seriamente se deveria convidar.

Durante esses anos planejando casamentos, presenciei muitos problemas relacionados à lista de convidados. A maneira mais fácil de passar por esse processo, é ser o mais justo possível e ter uma lógica para as edições. Vai ser difícil no começo, mas pode ajudar a evitar contratempos com familiares e colegas.

Espero que com essas dicas, fazer a lista de convidados fique um pouco mais fácil. Como foi quando você teve que fazer a lista do seu evento? 

Casamentos Perfeitos
Sandra Colin
Sandra Colin Seguir

Atuo nas áreas de produção e cerimonial de eventos personalizados há 20 anos. Meu trabalho vai desde a idealização, suporte e assessoria personalizada para tornar cada casamento perfeito e único.

Ler conteúdo completo
Indicados para você