[ editar artigo]

4 formas de organizar os convidados em um casamento

4 formas de organizar os convidados em um casamento

Lugares reservados x lugares livres em um casamento? Distribuir familiares e amigos na recepção pode ser complicado, mas essas dicas podem ajudar. Confira 4 formas de organizar os convidados. 

Lugares livres

Há quem pense que reservar lugares no casamento não é necessário, que os convidados podem escolher e encontrar seus lugares sozinhos. Se há lugares suficientes, teoricamente, todos poderão escolher seus lugares por conta própria, certo? Mais ou menos. Se você já foi a um casamento com assentos livres antes (e sobreviveu ao tumulto dos convidados que tentavam encontrar seus lugares), então você imagina por que reservar mesas ou setores pode ser muito eficiente. Organizar os lugares poderá reduzirá a ansiedade dos convidados ao chegarem no evento. Salvo se o casamento for pequeno, não recomendo deixar os lugares livres.

Setorização

Para casamentos maiores, talvez não seja ideal deixar os lugares livres, tampouco escolher a mesa e o assento específico de cada convidado. Para esses casamentos, minha recomendação é usar a setorização. Ou seja, distribuir os convidados em setores de acordo com grupos de afinidade: amigos, familiares, colegas de trabalho etc. Esse modelo não engessa as pessoas, pois dentro do seu setor, elas podem se sentar onde querem/preferem.

Reservar algumas mesas

Outra forma de organizar a festa é reservando somente algumas mesas, para os padrinhos, por exemplo. Alguns casais optam por fazer a festa somente com algumas mesas, para que os convidados possam alternar entre se sentar e comer. Para esse formato de evento, é importante garantir que os convidados idosos tenham lugar para se sentar, reversar uma mesa para eles seria o ideal.

Lugares reservados

Esse modelo é recomendado para casamentos pequenos, pois é muito mais fácil reservar o assento para cada convidado. Essa prática é bem elegante e deixa a festa mais organizada, porém os noivos devem estar sintonizados com seus convidados para evitar qualquer tipo de mal-estar ao escolher onde cada um irá sentar e quem estará em cada mesa.

Por fim, para distribuir os convidados em setores, ou mesmo em seus assentos, é preciso ter certeza do número de convidados. Caso ainda não tenha recebido o RSVP, considere contratar uma empresa para fazer a confirmação de presença. Assim, você terá mais segurança para distribuir seus convidados em mesas ou setores específicos.

Foto da capa: Emerson Fiuza

Casamentos Perfeitos
Sandra Colin
Sandra Colin Seguir

Atuo nas áreas de produção e cerimonial de eventos personalizados há 20 anos. Meu trabalho vai desde a idealização, suporte e assessoria personalizada para tornar cada casamento perfeito e único.

Ler conteúdo completo
Indicados para você